sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tenha curvas mais definidas praticando musculação

A musculação feminina ligada ao condicionamento físico vem crescendo quase na mesma freqüência que os homens. Cada vez mais as mulheres estão ganhando consciência de que a musculação não as torna uma montanha de músculos como muitos ainda pensam. Fortalecer os músculos é essencial em qualquer fase da vida.

Conceitos equivocados sobre a prática da musculação:
Engordar:
O músculo é mais denso então ocupa menos espaço, mas muitas mulheres acreditam que adquirindo músculos estarão acrescentando centímetros ao seu contorno corporal, aparentando mais peso.
Músculo e gordura são tecidos bem diferentes. O primeiro é firme e bem definido e não mole e sem forma como a gordura. Conforme aumentamos a massa magra (músculos) cresce a capacidade do corpo de queimar calorias em repouso (ou seja, quando não estamos praticando essa atividade). Sendo assim a musculação melhora e modifica a forma de seu corpo.
Ficar musculosa:
Mulheres em geral não produzem quantidade significativa de testosterona. Segundo pesquisas realizadas, as halterofilistas como vemos na televisão, para chegarem aquele tamanho possuem menor relação estrógeno/testosterona, têm níveis de testosterona acima do normal ou predisposição genética para o desenvolvimento de músculos. Mas, somente 6 a 8% da população se encaixa neste quadro. Além disso, essas mulheres não ficam assim por acaso, elas treinam muito, sendo que para muitas é um trabalho integral e árduo.
Ficar mais forte que os homens:
Se falarmos em força absoluta sim, pois os homens apresentam maior volume de músculos e mais testosterona que as mulheres, agora se falarmos de força relativa (leva em consideração o tamanho do corpo), as mulheres são tão ou mais fortes que os homens. Estudos mostram que a mulher está à frente dos homens em relação a força na parte inferior do corpo, ficando atrás somente na força da parte superior do corpo.
Diminuir ou perder flexibilidade:
Estudos mostram que quando feito adequadamente, o levantamento de peso pode melhorar a flexibilidade corporal. As mulheres precisam apenas optar por níveis de resistência menores que seus colegas homens.

Nenhum comentário: