quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Malhar faz bem.


Estudo mostra que atividade física traz mais benefícios para cardiopatas
Um programa de exercícios regulares pode trazer mais benefícios para pacientes com doença coronariana estável do que a angioplastia. É o que dizem os autores de um estudo realizado em Bremen, na Alemanha.


Leia entrevista sobre exercícios e saúde cardiovascular
O estudo incluiu 101 homens com doença coronariana diagnosticada que foram divididos aleatoriamente em dois grupos: uma parte participou de um programa de 12 meses de exercícios (20 minutos de bicicleta estacionária por dia); o outro grupo foi submetido à angioplastia.
A angioplastia é usada quando o paciente está sofrendo um infarto ou se é hospitalizado quando os sintomas da doença do coração se agravam. No procedimento, um minúsculo balão inflado é colocado na artéria obstruída, e um stent (minitela de aço) é colocado no vaso, para mantê-lo aberto e facilitar a passagem do sangue.
No grupo de pacientes que participaram do estudo, o programa de exercícios trouxe melhores resultados do que a angioplastia: quase 90% dos cardiopatas que realizaram os exercícios na bicicleta regularmente não tiveram problemas de coração após o período de um ano. Entre os pacientes submetidos à angioplastia, a porcentagem de pacientes que não tiveram problemas cardíacos nesse período foi de 70%.
O foco na atividade física para pacientes com doença do coração foi um tema bastante discutido no último encontro da Sociedade Européia de Cardiologia. Segundo Rainer Hambrecht, coordenador do estudo alemão, é difícil convencer os pacientes a trocar a angioplastia pelas atividades físicas, mas elas funcionam.
Estimativas baseadas em pesquisas anteriores mostram que 1/3 das doenças do coração e dos derrames poderiam ser evitados se os pacientes praticassem duas horas e meia por semana de caminhada acelerada. Para o porta-voz da Sociedade Européia de Cardiologia, Joep Perk, 2/3 dos cardiopatas candidatos à angioplastia provavelmente teriam melhores resultados com a prática regular de exercícios do que com a intervenção.
Entre os benefícios da atividade física, já se sabe que ela reduz o “mau” colesterol (LDL) e aumenta o “bom” colesterol (HDL), aumenta a flexibilidade dos vasos sanguíneos, diminui a pressão arterial e previne a formação de placas de gordura nas artérias.
Mesmo assim, os especialistas dizem que menos de 20% dos pacientes com problemas de coração praticam a quantidade recomendada de exercícios – cerca de 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana.
O porta-voz da Sociedade Européia de Cardiologia afirma que os médicos que realizam angioplastias sem esclarecer os pacientes de que eles precisam mudar o seu estilo de vida estão ignorando uma questão fundamental.
Os médicos admitem ser difícil convencer o paciente a aderir a um programa de exercícios em vez de realizar a angioplastia. A dificuldade está na rapidez com os resultados são percebidos. O procedimento cirúrgico é realizado em menos de 24 horas, e a redução de sintomas, como angina (dor no peito), ocorre logo em seguida. Com a prática de exercícios, os benefícios, mesmo que maiores em longo prazo, só são percebidos após vários meses de atividade física.

Nenhum comentário: