quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dores nas costas e alongamentos.


Durante uma crise de dor nas costas, a última coisa que você pode querer é fazer exercícios. Mas para algumas pessoas é justamente isso que o médico prescreve. Apesar de todos nós já sabermos que os exercícios regulares são importantes para nossa saúde geral, o alongamento é geralmente um aspecto negligenciado em nossa rotina. Para as pessoas com dores nas costas, os exercícios de alongamento são especialmente importantes porque eles podem ajudar a reduzir a dor e podem ainda ajudar a prevenir futuros episódios de dor ou contusões.

A técnica correta é primordial. Leia a seguir porque o alongamento é tão importante para pessoas com dores nas costas e no pescoço e como realizar os alongamentos de forma correta.


Por que eu devo me alongar? A coluna é uma estrutura complexa composta por músculos, ligamentos, tendões e ossos. Ela permite movimentos laterais, para frente e para trás, além de suportar a carga do peso de nosso corpo. Por isso é tão importante manter todas as suas partes em boas condições de funcionamento. Exercícios regulares de alongamento ajudam a manter os músculos e os ligamentos flexíveis. Eles também podem reduzir o estresse nas articulações e melhorar o fluxo sangüíneo e de nutrientes por todo o corpo. Sem eles pode ocorrer, ou aumentar, a rigidez, limitação de movimentos e dor. O alongamento também é uma forma importante de preparar os músculos para atividades vigorosas, tais como exercícios aeróbicos ou a prática de algum esporte. Por isso, os exercícios de alongamento também devem ser feitos antes e depois da prática de esportes para evitar entorses ou dores musculares.

Para obter o máximo de benefícios dos alongamentos, é essencial uma técnica adequada.

Também é uma forma importante de evitar lesões. Tenha em mente as seguintes dicas sobre alongamentos:

• Comece pelo pescoço e trabalhe cada grupo muscular descendo por todo o corpo. Isso permite a você usar os músculos que já foram alongados a medida em que você avança.

• Alongue de forma lenta e suave até o ponto de tensão moderada, não a ponto de sentir dor. • Mantenha cada alongamento por 10-20 segundos - não interrompa!

• Não segure a respiração. Inspire profundamente antes de cada alongamento e expire durante o alongamento.

• Alongue em tempos iguais cada parte do corpo. Um conjunto de 3-5 alongamentos por parte normalmente é suficiente. Na medida em que sua flexibilidade aumentar, você poderá aumentar o número de repetições.

• Alterne os grupos musculares e alterne os lados. Realizar exercícios de alongamento logo cedo pela manhã é uma boa forma de começar o dia renovado e mais ágil. Se você não puder fazê-los todos os dias, 2-3 vezes por semana também podem ajudar a melhorar sua flexibilidade e podem reduzir sua dor.

Nenhum comentário: