terça-feira, 18 de março de 2008

Step: Um degrau que faz milagres

Se você freqüenta academia, já deve ter visto (mesmo que de relance), uma aula de Step: um degrau onde o aluno sobe, desce, vira, pula. Forma-se assim, uma coreografia em cima e ao redor deste degrau.
Esta é uma das aulas lançadas no mundo do Fitness e que ainda não saiu de moda. Isto porque, além de ser uma aula muito divertida, traz muitos efeitos benéficos ao seu praticante. As aulas possuem variações de passos, dependendo da criatividade do professor e que, aliada ao som musical, torna a aula muito animada.
Quem faz aulas de Step regularmente recebe os seguintes benefícios:
- Melhora do condicionamento cardiorespiratório.- Desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade.- Aumento da resistência muscular.- Fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos.- Bem estar.- Grande queima calórica (cerca de 600 calorias em 1 hora de atividade).
Você pode fazer aulas de Step de duas a três vezes por semana, caminhadas, bicicleta ou transport duas vezes por semana (em dias intercalados ao Step), musculação 3 vezes por semana e alongamentos antes e depois das atividades. Na verdade, isto é uma sugestão de treinos, sendo que você poderá mudá-lo a cada 2 meses.
Há três níveis de aulas, levando em conta a intensidade e dificuldade dos passos, onde você deverá se encaixar de acordo com o seu nível de condicionamento físico.
Se você é um candidato a esta atividade, cuidado com a postura. Veja abaixo, algumas dicas:
- Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para frente.- Apóie todo o pé no Step, incluindo o calcanhar.- Não estenda totalmente os joelhos. Mantenha-os semiflexionados.- Mantenha-se perto do Step.- Tenha firmeza nos pés e onde pisa.- Cuidado para evitar entorses.- Cuidado com viradas bruscas.- Use um tênis com sistema de amortecimento.- Controle a freqüência cardíaca que deve estar entre 60% e 75% da F.C. máxima (220 - idade).

Nenhum comentário: