quinta-feira, 20 de março de 2008

Como Sobreviver á Páscoa sem Engordar

Por Virgínia Vargas

Nesta época do ano é difícil resistir ao chocolate, afinal, não importa onde estamos, tudo que vemos são ovos, caixas de bombons e coelhos de chocolate. O resultado de toda esta abundância do doce preferido de 10 entre 10 mulheres acaba aparecendo na balança, que denuncia quilinhos a mais (gramas, na maiorida das vezes, mas a gente gosta de exagerar). Mas temos uma boa notícia para você: é possível passar a Páscoa sem engordar. E o melhor, sem deixar de comer chocolate.
O primeiro passo é aprender a consumir a guloseima com moderação. Segundo a nutricionista Luciana Coppini, a regra principal é comer um pouco por dia. Um ovo de 500 gramas, por exemplo, tem cerca de 2500 calorias. Com toda esta energia, ele deve durar pelo menos seis dias no armário, se for consumido apenas por uma pessoa. “A quantidade indicada de chocolate para se consumir em um dia varia muito de pessoa para pessoa. Um obeso, por exemplo, deve se restringir a 30 gramas, no máximo. Já uma pessoa com peso considerado normal pode comer um pouco mais. O importante é ter em mente que o grande segredo de quem mantém a forma é a moderação e isso vale para todos os alimentos”, acrescenta.
Outra dica da nutricionista é consumir frutas in natura ou secas antes de comer chocolate. “As fibras presentes nas frutas ajudam a diminuir a compulsão pelos doces porque trazem a sensação de saciedade. Fazer exercícios físicos também ajuda a diminuir a compulsão, além de gastar calorias”, complementa a especialista.
Chocolate do bemMotivos para consumir chocolates não faltam: além de serem uma delícia da gastronomia, estão aliados a sensações de prazer e bem-estar, são ricos em carboidratos e, conseqüentemente, uma excelente fonte de energia. Mas, para a manutenção da forma física, a escolha do chocolate é de extrema importância. “Os chocolates brancos e recheados são as piores opções porque possuem mais gorduras e mais calorias do que as versões ao leite e sem recheios”, afirma Luciana Coppini.
Os mais indicados, segundo a nutricionista são os chocolates amargo e meio amargo, com 60% ou mais de cacau na fórmula. “Hoje se sabe que estes chocolates são ótimas fontes de antioxidantes, benéficos para combater os radicais livres”, explica. Além disso, estudos recentes, realizados na Dinamarca e publicados no International Journal of Obesity, mostraram que os chocolates com grandes concentrações de cacau trazem sensação de saciedade ao organismo, ou seja, podem, até mesmo ajudar a emagrecer. Mais um motivo para investir nas versões amargas.

Nenhum comentário: