A celulite é a inimiga mortal da auto-estima de mais de 95% das mulheres. Lipodistrofia Ginóide, nome correto da celulite, é uma desordem do tecido conjuntivo relacionado a gordura e fibras de colágeno.
Algumas células do nosso organismo têm a função de armazenar energia sob forma de gordura. Essas células são chamadas de adipócitos e estão localizadas na hipoderme (tecido entre a derme e os músculos).
Os adipócitos são milhares de células gordurosas envoltas um uma espécie de gel e banhadas pela corrente sangüínea. Eles têm as seguintes funções: absorver a água e nutrientes do sangue e eliminar as toxinas e o excesso de água. Se neste processo algo não vai bem, os indesejáveis furinhos começam a se formar.
No interior dos adipócitos existem pequenos vacúolos que armazenam o excesso de gordura proveniente da nossa alimentação. Se o processo de acúmulo de gordura continua, esses vacúolos vão se aproximando e se juntam, formando um único grande vacúolo, que por sua vez aumenta o tamanho do adipócito.
O tecido gorduroso contém fibras que separam os grupos de adipócitos e ligam a pele ao tecido muscular. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares em direção à pele. Nos homens as fibras são grossas e se ligam de forma oblíqua ao tecido muscular. Sendo assim, quando as células de gordura do homem aumentam de tamanho, as fibras resistem à expansão desse tecido em direção à pele. Na mulher isso não ocorre, e o tecido se expande levando às irregularidades no relevo da pele. Apesar das características das fibras, a celulite pode acometer o sexo masculino.
Entre as células de gordura correm artérias, veias e vasos linfáticos. O aumento do tecido gorduroso pode comprimir os vasos sanguíneos e linfáticos, gerando edema (inchaço) e fibrose (áreas endurecidos e com nódulos) em casos mais graves. A pele adquire o aspecto “casca de laranja” devido às modificações na textura do tecido conjuntivo.
As regiões mais acometidas são: quadris, nádegas, coxas, pernas e abdome. A celulite é mais freqüente em mulheres, especialmente após a puberdade e em obesas (pois apresentam mais adipócitos). A celulite apresenta diferentes aspectos clínicos, que podem ser classificados em estágios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário