domingo, 30 de agosto de 2009

Saiba os exercícios que ajudam a reduzir os sintomas da TPM

Todo mês é sempre a mesma história. Irritação, seios doloridos, inchaço, tristeza, ansiedade, fome, nervosismo e dores no corpo são apenas alguns sintomas que perturbam as mulheres no período menstrual.
Dentre os diversos tratamentos indicados pelos médicos, a prática de exercícios físicos ajudam amenizar e reduzir o estresse e as dores causadas pela TPM. O personal trainer Mauro Sakiama explica que “além estimular a circulação sanguínea, o que reduz o inchaço, os exercícios fazem com que o corpo libere a produção da endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar e alívio, ajudando a regular a emoção, a relaxar e a controlar a ansiedade”.
Mas antes de iniciar qualquer exercício físico, a escolha deve ser feita de acordo com os sintomas que a mulher estiver sentindo. Para quem sofre com as cólicas, o personal aconselha as atividades que mexam com a região pélvica, como elevação de quadril, rotação de quadril, abdominal infra, exercícios feitos com bola suíça. “Com estes exercícios a mulher fica com a região mais vascularizada, o que melhora o fluxo sangüíneo e ajuda a diminuir os sintomas”, esclarece.
Para quem sente dor, Mauro não aconselha fazer exercícios como legpress, agachamento, a fundo ou utilizar pesos em cima do quadril, pois podem piorar os sintomas.
Já para a mulher que fica extremamente irritada os exercícios respiratórios e aeróbios ajudam muito. “Eles aumentam a quantidade de endorfina e diminuem a quantidade de cortizol, hormônio liberado em situações de pressão e estresse, que se produzido em excesso pode decompor o tecido muscular tornando-os mais fracos e menores”, explica Mauro.

Nenhum comentário: