domingo, 2 de agosto de 2009

Malhar aumenta a imunidade.


Prevenção de doenças:A prática de atividades físicas aumenta a imunidade. Fazer exercícios pode ser uma boa maneira de prevenir doenças, tais como:


Menor risco de câncer de cólon
Estudos relacionados ao câncer no cólon indicam uma incidência menor da doença em pessoas ativas. A prática de exercícios diminui os níveis de prostaglandina (espécie de gordura) no organismo. Essa substância é responsável pela aceleração da reprodução das células do cólon e, em níveis elevados, pode desencadear ou agravar o processo de desenvolvimento de câncer.

Prevenção de doenças cardíacas
Exercitar-se proporciona um aumento considerável na oxigenação do organismo (e conseqüentemente do músculo cardíaco) além de criar novos vasos sanguíneos, facilitando a circulação cardíaca e diminuindo o risco de entupimentos.
Homens sedentários, que começaram a se exercitar em idade mais avançada, têm menor risco de sofrerem problemas cardíacos.
Mulheres que caminham o equivalente a três ou mais horas diárias também apresentam, de uma maneira geral, 35% menos chance de sofrer um acidente vascular ou cardíaco.

Combate à diverticulite
Homens ativos sofrem um risco 37% menor de doenças ligadas à diverticulite (desenvolvimento de pequenas bolsas na parede do cólon que acabam causando inflamação). O risco demonstrou ser menor em homens que desenvolviam atividades vigorosas, como correr, do que naqueles com práticas suaves, como caminhar apenas.

Controle de diabetes
Exercitar-se ajuda a diminuir as taxas de açúcar no sangue e também aumenta a absorção celular de insulina (hormônio responsável pela quebra de carboidratos durante o metabolismo celular).
Mesmo em pessoas com histórico favorável a diabetes (obesas, com pressão alta ou com casos da doença na família), há redução dos riscos. Estudos comparavam que mulheres que caminham pelo menos três horas por semana reduzem em 40% o risco de desenvolver qualquer tipo de diabete.

Redução dos sintomas da artrite
A artrite é, resumidamente, uma inflamação dos tecidos das articulações ósseas (como joelhos e cotovelos). A realização de exercícios freqüentes e de baixo impacto fortalece essas articulações, diminuindo o inchaço e a dor nas regiões atingidas.

Diminuição de riscos de quedas e fraturas
Mulheres com idade avançada e que praticam um exercício freqüente sofrem menos problemas relacionados a quedas e fraturas.
Atividades físicas que proporcionam o desenvolvimento de equilíbrio e força proporcionam um caminhar mais seguro e uma musculatura mais rígida e eficiente.

Controle da pressão sanguínea
Exercícios físicos ajudam tanto no controle de pressão alta quanto baixa, aumentando a circulação e da quantidade de vasos sanguíneos.
Com acompanhamento médico, atividades físicas de média ou baixa intensidade podem facilitar a manutenção de uma pressão sanguínea média.

Combate a osteoporose em mulheres
Desenvolver atividades físicas direcionadas para o aumento de força, como musculação, ajuda a aumentar a densidade óssea que minimiza os problemas relacionados à perda de consistência dos ossos.

Diminuição da possibilidade de câncer de próstata nos homens
Estudos comprovam que homens que caminham de duas a três horas por semana têm um risco 25% menor de desenvolver câncer de próstata, em comparação com pessoas sedentárias.

Redução no risco de pedras na vesícula

Mulheres ativas correm um risco 30% menor de sofrerem de pedras na vesícula, em comparação com mulheres sedentárias. Ou seja, mesmo pouco exercício já é melhor do que nenhum.


Nenhum comentário: