quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dermatoglifia


DOUTOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVE UM SISTEMA INFORMATIZADO DE DERMATOGLIFIA

Uma grande notícia para os profissionais de Educação Física e principalmente para os técnicos de qualquer desporto. E mais do que isso, um grande avanço para pesquisas, descoberta de talentos e de grande auxilio para a prescrição do treinamento mais indicado para cada tipo de pessoa.

O Doutor em Educação Física Rudy Nodari Júnior, desenvolveu na Universidade do Oeste de Santa Catarina, um equipamento que é inédito no mundo, um sistema informatizado que efetua a leitura das impressões digitais e que é capaz de capturar e examinar as imagens a partir de um método conhecido como dermatoglifia.

A dermatoglifia é um método que nos permite analisar as impressões digitais (ID) e através delas obter informações referentes ao potencial genético de cada indivíduo. Através deste método é possível descobrir talentos e explorar ao máximo suas potencialidades e qualidades físicas.

Apesar de ser mais conhecida entre os profissionais de Educação Física e treinadores de algum esporte, a dermatoglifia não é algo novo, mais o sistema informatizado desenvolvido por esse Doutor é sim uma novidade e melhor ainda, criada no Brasil. Na dermatoglifia é utilizado lupa e papel para contar o número de linhas e analisar os desenhos das digitais (o que faz o teste ser muito demorado), com o equipamento digitalizado em menos de 3 minutos o teste está pronto, sendo assim dez vezes mais rápido e quatro vezes mais preciso que o método tradicional.

Com isso, todos os profissionais e treinadores que utilizam este método científico, ganharão em rapidez e terão respostas mais precisas. O que é ótimo para qualquer pessoa, sendo ela atleta ou não e também para alavancar a descoberta de talentos no Brasil, tendo em vista os próximos eventos esportivos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) que teremos em nosso país, podendo assim nos colocar entre as potências do esporte no mundo…

Um comentário:

Léo Rêgo disse...

Veronica,
quanto custa o programa e equipamento e como posso adquiri-lo?
Ja trabalho com dermatoglifia há algum tempo e isso me ajudaria bastante nas minhas publicações.
Atenciosamente, Leonardo Rêgo