sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dieta e Exercício

Muito se fala em equilibrar uma dieta alimentar com uma rotina de atividade física para garantir a boa qualidade de vida. Mas qual a real importância desta combinação? A explicação é que o exercício por si só estimula o crescimento muscular, mas sem a dieta o resultado fica limitado. Assim como a dieta, que pode diminuir a camada adiposa do corpo, mas sozinha não estimula o fortalecimento e crescimento muscular

O exercício associado a uma dieta adequada pode remodelar o corpo, e deixá-lo não só esteticamente melhor, como também mais saudável. No entanto, alguns erros comumente cometidos podem influenciar nos resultados finais. Por exemplo, fazer exercícios em jejum. O combustível predominantemente necessário à atividade muscular é o açúcar, que em forma de glicogênio muscular, permite a manutenção de trabalhos com carga (de força).
Quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, o organismo não consegue manter a mesma eficiência física. É importante fornecer energia aos músculos antes de começar a se exercitar. Para isso, coma alimentos que contenham açúcar até uma hora antes de se exercitar, como os carboidratos ( pão, biscoito, frutas, leite ou iogurte adoçado, batata, arroz, macarrão ou barras energéticas). Porém, a quantidade de alimentos ingeridos antes dos exercícios, deve ser moderada, de forma à não dificultar a digestão e estar rapidamente disponível para os músculos. E é também por esta razão que a quantidade não é suficiente para repor toda a energia gasta, e deve-se repetir a ingestão de alimentos fontes de carboidrato após a atividade. Hidratar-se durante os exercícios é outro fator fundamental. Siga as dicas e entre em forma adquirindo uma boa qualidade de vida.

Nenhum comentário: