sábado, 31 de outubro de 2009

Abdominais acabam com a barriga?


Relativamente à questão da perda da barriga através de abdominais, a resposta é definitivamente não, os abdominais são para tonificar os músculos abdominais, ou seja, torná-los mais fortes. Uma boa maneira de se perder a barriga é praticando um exercício aeróbico (como corrida, natação, ciclismo, spinning, ginástica aeróbica, etc...) que irá queimar as gordurinhas, após este tipo de exercício, sim fazer os abdominais para definir a barriga.
Uma barriga saliente pode ter diversas causas como: herança genética, alteração hormonal, retenção de líquido, excesso de peso etc.

Veja algumas dicas de alimentação para diminuir o seu volume:

Alimentos que favorecem a barriguinha
Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, eijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
Alimentos que retém líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados.

Alimentos que favorecem uma barriga elegante
AbdominaisAs fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições).
Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino) Dicas para diminuir o volume da barriga
Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e consequentemente a gordura localizada;
As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas;

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cuidados para entrar em forma


Antes de fazer qualquer tipo de atividade física é imprescindível passar por uma avaliação física completa. A maioria das academias conta com médicos especializados em medicina esportiva para aplicá-los e, se você vai começar a fazer exercícios sozinho, converse com seu médico antes.
Na avaliação física, além de perguntas sobre o seu histórico de saúde, é pedido um teste de resistência, feito na esteira com acompanhamento de equipamentos que medirão a sua capacidade respiratória e cardíaca. A avaliação física costuma ser dividida em teste de resistência e teste de força.
No caso do teste de resistência, dependendo da idade e da condição física da pessoa, é pedido que ela caminhe ou corra por alguns minutos na esteira com o acompanhamento de um equipamento que mede o número de batidas do coração. No teste de força, o avaliado usa alguns exercícios com pesos, levando-os ao máximo suportado pelo seu corpo.
Depois dos 35 anos, o ideal é fazer um check-up completo antes de começar a fazer qualquer exercício. É importante saber se você tem algum problema cardiovascular ou nas articulações, para evitar que os exercícios, ao invés de benefícios, só piorem seu estado de saúde.
Ao fazer exercícios, é necessário ter bom senso. Faça alongamentos e aquecimento antes de começar e, ao final, repita a sessão de alongamento. Se começar a sentir dores em qualquer parte do corpo, consulte um professor - se estiver na academia ou no clube - ou um médico se estiver fazendo exercícios sozinho.
Na dúvida, consulte um profissional ou procure orientação de um personal trainer, pelo menos para o primeiro mês de exercícios.

domingo, 18 de outubro de 2009

Entenda melhor o Body Systems

Body Pump, Body Jump, Body Combat. Ao se matricular em uma academia, você vai ouvir falar de muitas variações das aulas do tipo “Body”. Ao som das mais agitadas músicas, essas aulas têm mais coisas em comum que a palavra body no nome: todas promovem um alto gasto calórico.

Os programas de exercícios de cada modalidade são desenvolvidos pela Body Systems e vêm da Nova Zelândia. Para oferecer os programas aqui no Brasil, o estabelecimento precisa ser licenciado e passar por um controle de qualidade, levando em consideração as necessidades e expectativas dos participantes. Este controle inclui aspectos como previsibilidade das rotinas, responsabilidade pela coreografia, habilidade do programa em manter características próprias e incluir elementos motivacionais que aumentem a participação dos alunos.

Os professores destas modalidades precisam não só ser formados em Educação Física , como também passar por um treinamento específico para ministrar as aulas. A treinadora pró da Body Systems e professora da academia Bio Ritmo do Morumbi, Márcia Argeli, explica que mesmo depois de aptos para dar aulas, os treinadores se aperfeiçoam a cada três meses (tempo em que chegam os novos materiais para as aulas).

Partindo para a prática, ela conta que qualquer pessoa que deseja entrar em forma pode participar, independente do grau de condicionamento físico. “Não existem turmas para iniciantes e outras para avançados. Mas a pessoa não precisa se preocupar. O professor está preparado para atender a todos os tipos de alunos e cada um vai se exercitar, respeitando seu próprio grau de aptidão”, diz.

Márcia recomenda este tipo de aula pelo fato de serem eficientes e motivadoras, já que o trabalho em conjunto proporciona uma energia que domina toda a sala de aula. A dica serve também para quem quer tonificar os músculos, mas não gosta da monotonia da musculação tradicional. No entanto, a treinadora lembra que a característica principal das aulas é a queima de calorias. “Quem busca o fisiculturismo não vai encontrar nas aulas da Body Systems”, ressalta.Música e agitação fazem parte de todas as modalidades, mas os exercícios são os mais variados. É só escolher o que mais lhe agrada. Confira as opções que a Body Systems, juntamente com as academias, oferecem:

Body Pump
Exercícios aeróbios e localizados ao mesmo tempo, em que são utilizadas barras e anilhas. “É como se fosse uma musculação feita em sala de aula e em conjunto. O objetivo é resistência muscular através de exercícios localizados”, explica Márcia.

Body Combat
Aula de condicionamento físico que tem como base movimentos de artes marciais (socos e chutes, no geral).

Body Step
Aula que utiliza o step como base dos exercícios de condicionamento aeróbio. As aulas são montadas a partir de exercícios simples, mas que exigem resistência. Além do condicionamento aeróbio, coxa e glúteo são trabalhados.

Body Balance Aula que visa o condicionamento postural, através de movimentos de ioga, shiatsu e tai chi chaun.

Body Attack
Aula com os mais simples exercícios aeróbios, como corrida e polichinelo. Os movimentos exigem força na parte superior do corpo, indo desde a parte dorsal até o abdômen e braços.

Body Jam
Exercícios aeróbios executados como passos de dança. O objetivo é que a pessoa queime calorias dançando. As músicas são atuais e lembram o clima de uma danceteria.

RPM
É um treinamento de ciclismo in-door. Mas, Márcia explica que não é uma aula de ciclismo.

Power Jump
Aula que utiliza um trampolim como base dos exercícios de condicionamento aeróbio.

Power Pool
Aula que promove gasto calórico dentro da piscina. Nela, são executados exercícios aeróbios e que trabalham os membros inferiores e superiores. Em outras palavras, é uma aula de hidroginástica mais potente.


Todas as aulas têm a duração de, no máximo, uma hora. O que limita o número de alunos participantes é o tamanho da sala e os equipamentos necessários para cada tipo de aula.E se você se identificou com algum tipo de aula e quer se matricular em uma academia, fique atenta aos cuidados que precisar ter. A treinadora alerta que o primeiro passo é verificar se a academia escolhida é credenciada aos programas da Body Systems. Desta forma, você vai ter a garantia que os profissionais são realmente capacitados. Além disso, faça todos os exames exigidos pela academia e respeite os limites do próprio corpo. Ciente de tudo isso, é só escolher sua modalidade preferida e começar a se exercitar.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Como os exercicios agem no seus orgãos.


Cerebro: Proporciona sensação de bem estar. Melhora a auto-estima. Reduz sintomas depressivos e ansiosos. Melhora o controle do apetite.
Como funciona: A atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central.
Nariz e Garganta: Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral. Como funciona: A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.
Pulmões: Melhora a capacidade pulmonar. Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.
Como funciona: A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.
Coração: Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse. Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc.). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.
Como funciona: Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.
Pâncreas: Facilita o controle do diabetes.
Como funciona: Diminui a resistência à ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.
Pernas: Diminui edemas, varizes e o risco de trombose.
Como funciona: Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.
Vasos Sangüíneos: Reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), “derrames cerebrais" e infartos.
Como funciona: Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.
Músculos: Fortalece a massa muscular. Aumenta a flexibilidade.
Como funciona: A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.
Ossos: Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.
Como funciona: Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).
Mas lembre-se: antes de começar qualquer prática de exercícios, faça sua avaliação física com o personal trainer da academia que você escolher. Ele indicará quais são as atividades mais adequadas ao seu perfil físico, evitando que você sofra possíveis lesões e receba os todos os benefícios dos exercícios.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

JUMP X CELULITE


Quer saber como participar de uma aula que diverte ao mesmo tempo em que combate a celulite? Leia a matériaO Jump fit aparece como a nova sensação das academias de todo o país. Com o auxílio de um minitrampolim elástico individual, os adeptos exercitam-se em uma aula alegre e relaxante. Mas o que vem atraindo a atenção dos alunos é o bom desempenho do Jump fit no combate à celulite. Isso acontece porque o movimento de vaivém em cima do trampolim age como um tipo de drenagem linfática nas pernas e no bumbum. Com os saltos, a contração dos músculos das penas estimula a circulação e facilita a troca de nutrientes e a eliminação de substâncias nocivas, que são as responsáveis pelo aparecimento da celulite.

Essa não é a única vantagem de se praticar o Jump fit. Além de adquirir uma pele mais uniforme e livre dos furinhos, o aluno consegue emagrecer. Em 45 minutos de aula, cerca de 500 calorias são queimadas. O constante pular também serve para fortalecer os tecidos ósseos e a musculatura das pernas. A modalidade diminui a pressão arterial, trabalha o sistema cardiovascular, que se torna mais resistente, e melhora a capacidade respiratória.O melhor de tudo isso é que as articulações e a coluna não sofrem nenhuma sobrecarga - o minitrampolim absorve cerca de 87% do impacto do exercício - e pessoas de qualquer idade e condicionamento físico podem começar a praticá-lo.Experimente fazer uma aula de Jump fit e mantenha a boa forma brincando!

sábado, 3 de outubro de 2009

Como receber o verão em forma e com saúde.

Com a proximidade do verão, os quilos a mais parecem incomodar como nunca. A dobradinha alimentação balanceada e atividade física regular ainda é o melhor caminho para quem quer entrar em forma.

A atividade física regular é a parceira ideal da alimentação saudável. “Quando andam juntas potencializam a qualidade de vida e a longevidade”, explica o preparador físico Washington Sá. Ele revela que a programação ideal deve incluir atividade aeróbica – esteira e bicicleta ergométrica – e anaeróbica – musculação. Para quem não gosta de freqüentar academias, ele sugere atividades ao ar livre. “Caminhadas nos parques fazem bem ao corpo à mente e ainda por cima são gratuitas”, destaca.Para que a preguiça não vença o anseio pela mudança no estilo de vida, Washington diz que é necessário optar por atividade que gere prazer. Ele reforça também a importância da avaliação prévia e da orientação profissional. “Muita gente acaba tendo lesões nas articulações ou problemas de coluna. É preciso aprender a conhecer seu organismo, observar suas peculiaridades e respeitar seus limites”, conclui.