quarta-feira, 26 de março de 2008

Segundas, quartas e sextas musculação com orientação de Letícia Cardoso.

Todas as segundas, quartas e sextas a partir das 17 horas, na Academia Camerini, a Prof. Leticia Cardoso faz avaliação e acompanhamento para quem quer fazer um trabalho de definição muscular, emagrecimento ou reabilitação. A primeira aula é gratuita.

domingo, 23 de março de 2008

Adquirimos novos aparelhos.

Nossa sala de musculação esta sendo reaparelhada para que a Prof. Letícia Cardoso, responsável pelo trabalho de definição muscular, emagrecimento e reabilitação possa fazer um trabalho com uma qualidade ainda maior.

Estes são alguns dos novos aparelhos que já adquirimos.

Porque a Musculação é tão recomendada?

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las, além de ficar "sarado" e com um corpo forte, saudável e bonito.

Desde que seja bem orientada por um professor de educação física, esta atividade pode trazer grandes benefícios para todos, de adolescentes à idosos.Mas, infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculosas demais. Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.

Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:

- Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.
- Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.
- A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
- A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.
- Você vai melhorar a sua auto-estima, ficando mais bonita, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesma
.- Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.
- A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.
- A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal.
- Com a musculação, você vai amenizar, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.Você pode evitar doenças, entre elas:
Osteoporose
- A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea. Atividades aeróbias de impacto , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.
Artrose (desgaste das articulações)
- Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.
Diabetes
- Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).
Mas atenção! Intercale os dias de exercícios com peso, com exercícios aeróbios e faça alongamentos antes e depois das atividades.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Como Sobreviver á Páscoa sem Engordar

Por Virgínia Vargas

Nesta época do ano é difícil resistir ao chocolate, afinal, não importa onde estamos, tudo que vemos são ovos, caixas de bombons e coelhos de chocolate. O resultado de toda esta abundância do doce preferido de 10 entre 10 mulheres acaba aparecendo na balança, que denuncia quilinhos a mais (gramas, na maiorida das vezes, mas a gente gosta de exagerar). Mas temos uma boa notícia para você: é possível passar a Páscoa sem engordar. E o melhor, sem deixar de comer chocolate.
O primeiro passo é aprender a consumir a guloseima com moderação. Segundo a nutricionista Luciana Coppini, a regra principal é comer um pouco por dia. Um ovo de 500 gramas, por exemplo, tem cerca de 2500 calorias. Com toda esta energia, ele deve durar pelo menos seis dias no armário, se for consumido apenas por uma pessoa. “A quantidade indicada de chocolate para se consumir em um dia varia muito de pessoa para pessoa. Um obeso, por exemplo, deve se restringir a 30 gramas, no máximo. Já uma pessoa com peso considerado normal pode comer um pouco mais. O importante é ter em mente que o grande segredo de quem mantém a forma é a moderação e isso vale para todos os alimentos”, acrescenta.
Outra dica da nutricionista é consumir frutas in natura ou secas antes de comer chocolate. “As fibras presentes nas frutas ajudam a diminuir a compulsão pelos doces porque trazem a sensação de saciedade. Fazer exercícios físicos também ajuda a diminuir a compulsão, além de gastar calorias”, complementa a especialista.
Chocolate do bemMotivos para consumir chocolates não faltam: além de serem uma delícia da gastronomia, estão aliados a sensações de prazer e bem-estar, são ricos em carboidratos e, conseqüentemente, uma excelente fonte de energia. Mas, para a manutenção da forma física, a escolha do chocolate é de extrema importância. “Os chocolates brancos e recheados são as piores opções porque possuem mais gorduras e mais calorias do que as versões ao leite e sem recheios”, afirma Luciana Coppini.
Os mais indicados, segundo a nutricionista são os chocolates amargo e meio amargo, com 60% ou mais de cacau na fórmula. “Hoje se sabe que estes chocolates são ótimas fontes de antioxidantes, benéficos para combater os radicais livres”, explica. Além disso, estudos recentes, realizados na Dinamarca e publicados no International Journal of Obesity, mostraram que os chocolates com grandes concentrações de cacau trazem sensação de saciedade ao organismo, ou seja, podem, até mesmo ajudar a emagrecer. Mais um motivo para investir nas versões amargas.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Musculação com Resultado

A professora Letícia Cardoso é a responsável pela musculação na Academia Camerini.
*Programa de emagrecimento
*Programa de definição muscular
*Programa de reabilitação
*Programas específicos para 3° idade


Turma femininas,masculinas e mistas.

A primeira aula é gratuita.

Novos Aparelhos


Nossa sala de musculação irá receber em breve novos aparelhos. Nova mesa flexo-extensora, peitoral e outros.......todos da Physicus.

Ginástica Localizada


A ginástica localizada além de aumentar o tônus muscular, desenvolve uma melhor postura e diminui o risco de lesões. A aula é em grupo com exercícios executados com sobrecarga, que melhoram a resistência e força muscular, definindo os grupos musculares. Ajuda a desenvolver força, resistência muscular localizada e flexibilidade, coordenação neuro-muscular, ritmo, "descontração" e equilíbrio.

terça-feira, 18 de março de 2008

Step: Um degrau que faz milagres

Se você freqüenta academia, já deve ter visto (mesmo que de relance), uma aula de Step: um degrau onde o aluno sobe, desce, vira, pula. Forma-se assim, uma coreografia em cima e ao redor deste degrau.
Esta é uma das aulas lançadas no mundo do Fitness e que ainda não saiu de moda. Isto porque, além de ser uma aula muito divertida, traz muitos efeitos benéficos ao seu praticante. As aulas possuem variações de passos, dependendo da criatividade do professor e que, aliada ao som musical, torna a aula muito animada.
Quem faz aulas de Step regularmente recebe os seguintes benefícios:
- Melhora do condicionamento cardiorespiratório.- Desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade.- Aumento da resistência muscular.- Fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos.- Bem estar.- Grande queima calórica (cerca de 600 calorias em 1 hora de atividade).
Você pode fazer aulas de Step de duas a três vezes por semana, caminhadas, bicicleta ou transport duas vezes por semana (em dias intercalados ao Step), musculação 3 vezes por semana e alongamentos antes e depois das atividades. Na verdade, isto é uma sugestão de treinos, sendo que você poderá mudá-lo a cada 2 meses.
Há três níveis de aulas, levando em conta a intensidade e dificuldade dos passos, onde você deverá se encaixar de acordo com o seu nível de condicionamento físico.
Se você é um candidato a esta atividade, cuidado com a postura. Veja abaixo, algumas dicas:
- Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para frente.- Apóie todo o pé no Step, incluindo o calcanhar.- Não estenda totalmente os joelhos. Mantenha-os semiflexionados.- Mantenha-se perto do Step.- Tenha firmeza nos pés e onde pisa.- Cuidado para evitar entorses.- Cuidado com viradas bruscas.- Use um tênis com sistema de amortecimento.- Controle a freqüência cardíaca que deve estar entre 60% e 75% da F.C. máxima (220 - idade).

Quer fazer Street Dance?

Estamos com inscrições abertas para turmas de street dance. As aulas deverão acontecer nos sábados. Entre em contato pelo telefone ou da uma passadinha na academia.

Jazz é com a Manu

Manu é a professora de dança da Academia Camerini. Meninas a partir de 4 anos já podem participar da aula.

Yoga


Rogério Luerce da aulas de Yoga as terças e quintas ás 8:30 horas. A aula dele é bárbara.

Entenda a Celulite....

A celulite é a inimiga mortal da auto-estima de mais de 95% das mulheres. Lipodistrofia Ginóide, nome correto da celulite, é uma desordem do tecido conjuntivo relacionado a gordura e fibras de colágeno.

Algumas células do nosso organismo têm a função de armazenar energia sob forma de gordura. Essas células são chamadas de adipócitos e estão localizadas na hipoderme (tecido entre a derme e os músculos).
Os adipócitos são milhares de células gordurosas envoltas um uma espécie de gel e banhadas pela corrente sangüínea. Eles têm as seguintes funções: absorver a água e nutrientes do sangue e eliminar as toxinas e o excesso de água. Se neste processo algo não vai bem, os indesejáveis furinhos começam a se formar.
No interior dos adipócitos existem pequenos vacúolos que armazenam o excesso de gordura proveniente da nossa alimentação. Se o processo de acúmulo de gordura continua, esses vacúolos vão se aproximando e se juntam, formando um único grande vacúolo, que por sua vez aumenta o tamanho do adipócito.
O tecido gorduroso contém fibras que separam os grupos de adipócitos e ligam a pele ao tecido muscular. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares em direção à pele. Nos homens as fibras são grossas e se ligam de forma oblíqua ao tecido muscular. Sendo assim, quando as células de gordura do homem aumentam de tamanho, as fibras resistem à expansão desse tecido em direção à pele. Na mulher isso não ocorre, e o tecido se expande levando às irregularidades no relevo da pele. Apesar das características das fibras, a celulite pode acometer o sexo masculino.
Entre as células de gordura correm artérias, veias e vasos linfáticos. O aumento do tecido gorduroso pode comprimir os vasos sanguíneos e linfáticos, gerando edema (inchaço) e fibrose (áreas endurecidos e com nódulos) em casos mais graves. A pele adquire o aspecto “casca de laranja” devido às modificações na textura do tecido conjuntivo.
As regiões mais acometidas são: quadris, nádegas, coxas, pernas e abdome. A celulite é mais freqüente em mulheres, especialmente após a puberdade e em obesas (pois apresentam mais adipócitos). A celulite apresenta diferentes aspectos clínicos, que podem ser classificados em estágios.

Benefìcios do Jump



Diminui a celulite, já que o movimento de vaivém provoca uma espécie de drenagem linfática nas pernas e no bumbum.
Queima até 500 calorias em uma aula de 45 minutos.
Fortalece os músculos das pernas e do bumbum e os tecidos ósseos, prevenindo a osteoporose.
Melhora a resistência cardiovascular e a capacidade respiratória, além de diminuir a pressão arterial.
Não causa danos às articulações e à coluna, uma vez que o mini-trampolim absorve cerca de 87% do impacto do exercício.
Pode ser praticado por alunos de diferentes níveis de condicionamento físico, desde do iniciante ao mais avançado.

Jump, Step, Aero-local

As aulas de Step, jump, local e aero-local acontecem todos os dias as 18 e 19 horas.A prof. Verõnica Corrêa é a responsavel por estas aulas.

Dança do Ventre

Josiane Alves é a professora de dança do ventre da Academia Camerini. Aulas todas as segundas e quartas às 17 e 20 horas.

Dança de Salão

Professor Isidoro Cordeiro está todas as quintas ás 20:30 horas na Academia Camerini ministrando aulas de dança de Salão. Samba, bolero, forró, tango e muitos outros ritmos.